Depois de algum tempo sem nada,
estou colocando a segunda aula de Action Script 3.0, falando dessa vez sobre as
variáveis e os tipos de dados.
Vou copiando e colando o que vou
escrevendo no meu arquivo Flash, assim não tenho retrabalho de digitar.
Lembrando que os comentários no Flash são escritos depois de //, então tudo que
estiver depois do // são comentários sobre os comandos que estão sendo escritos.
//variáveis e tipos
de dados
·
var texto:String; //String é do tipo texto
·
var noticias:Boolean; //Boolean é do tipo verdadeiro ou falso (true ou false)
·
var idade:Number; //Number é do tipo número
//atribuindo
valores
Texto = “João
Paulo”; //atribuição de valores para
uma variável
Trace(texto); //trace é um comando de saída
echo, document.wri
//atribuindo valor
na declaração da variável
Var ano:Number =
2010;
Trace(ano);
Aprendemos assim as duas formas
de declarar uma variável, você pode
declarar a variável primeiro e depois atribuir um valor como feito no primeiro
exemplo, ou declarar a variável já com um valor, como no segundo exemplo.
Vamos ver agora a concatenação
de variáveis, que é unir as variáveis. Exemplo, escrever um mês e ano juntos.
//concatenação de
variáveis
var mês:String = “Abril”;
var ano:Number = 2010;
trace(mes+ano); //Assim vai aparecer
no flash Abril2010 tudo junto
trace(mês+” de “+ano); // já assim sai
normal, com espaços e sem a necessida de criar
uma outra variável para o “de”
//Novos tipos de
dados: int e uint
//ambos usam valores numéricos
mas não usam decimais
//uint não usa números negativos
var idade:int = -26;
trace(idade);
var idade:uint = 26;
trace(idade);
//Constantes
//Constantes são variáveis que
seu valor não pode ser alterado.
var ano:Number = 2010;
ano = 2050;
trace(ano); //Caso
eu coloque a variável dessa maneira o ano exibido
será 2050
const ano:Number = 2010; //Já assim o flash não aceita pois o
valor 2050 não pode
ano = 2050; alterar o 2010. Temos que
remover então a declaração
trace(ano); “ano = 2050;” Isso é avisado no relatório de erros.
const ano:Number = 2010;
const mes:String = “Janeiro”;
trace(ano);
trace(mes);
//Tipos de
variáveis numéricas vistas até agora:
//int, uint e
Number
E quando eu quiser escrever uma
variável RG? Qual delas usar?
/*
Int e uint não
aceitam decimais
Uint não aceitam
negativos
Number Aceita
decimais, negativos, e etc (cálculos)
*/
Então se você vai usar números inteiros,
para idade, mês, ano, RG, CPF, use o uint para quando você não precisar de números
negativos, e o int para números negativos. Quando for realizar cálculos, use o
Number. Exemplo:
var minuti:uint = 30;
var segundos:int = 60;
var resultado:Number;
resultado = minuto * segundos;
trace(“O resultado é “+resultado);
//variáveis em
sequencia
var
nome:String;
var
sobreNome:String;
var
end:String;
var
nome, sobreNome, end:String;
var
ano, idade, mes: uint;
nome
= “João Paulo”;
sobreNome = “Gianini”;
end
= “Mooca”;
ano
= 2010;
idade:
26;
mes
= 09;
trace(nome+sobreNome); //Como são variáveis do
tipo Numérico o flash calcula a
trace(end); soma no idade mes
e ano. Mais p/ frente resolvemos
trace(idade+mes+ano) isso.
//Conditional IF
(se)
Começamos
falando agora sobre as estruturas condicionais começando com a “IF”, e é
utilizada em toda situação que você precisar utilizar um teste condicional,
exemplo: “se o loguin for igual a X e a senha igual a Y dê acesso a determinada
área”, “Se a idade for maior ou igual a 18 pode entrar, se não bloqueie o
acesso”. Ou seja, “Se isso acontecer faça uma ação, e se não acontecer faça
essa outra ação”.
/*
If(condição) {
Ação;
}
*/
var
nome:String = “Curso ActionScript”;
var
idade:uint = 26;
if(nome
== “Curso ActionScript”) { //
um = é atribuição de valores, e == é o
trace(“Acesso permitido”); sentido comparativo.
}
If(idade
>=26) {
trace(“A
idade é maior ou igual a “+idade);
}
Podemos
ver que o atributo do trace vai aparecer porque o valor descrito na variável é
o mesmo da igualdade do IF. Caso mudemos o “Curso ActionScript” para “Curso
ActionScript 3.0” não vai aparecer nada, porque colocamos a condicional apenas
para resultados verdadeiros. Vamos ver agora em caso de resoltados falsos:
//Condicional IF (Se) e Else (senão)
var
idade:uint = 16;
var
receberNoticias:Boolean = true;
if(idade
>= 18) {
trace("Ele
é maior de idade");
} else {
trace("Ele
é menor de idade");
}
if(receberNoticias
) {
trace("Ele
recebe notícias do nosso site.");
} else {
trace("Ele
não recebe notícias do nosso site.");
}
Outra
coisa importante da condicional IF:
“if(receberNoticias )” Se deixarmos sem
nenhum comparativo, só com o nome da variável ele vai testar a variável como
verdadeira, ou seja, se a variavel do receberNoticias for verdadeira, ele já
vai dar o resultado mesmo sem o “== true”
para comparar com falso basta adicionar um ! antes do nome da variável: “if(!receberNoticias )”
//Condicional IF ( E e OU )
var
idade:uint = 18;
//18
= maior de idade
//16
= menor de idade mas pode votar
If
(idade >= 18) {
trace(“Maior de idade”);
}
If(idade
>= 16 && <18) {
trace(“Menor
de idade mas pode votar”);
}
//
E – as duas condições precisam ser verdadeiras e se caracteriza pelo &&
//OU
– apenas uma ou outra condição precisa ser verdadeira e se caracteriza pelo ||
var
portaAberta:Boolean = true;
var
luzLigada:Boolean = false;
if(portaAberta
== true || luzLigada == true) {
trace(“Pode
entrar”);
}
else {
trace(“Não
pode entrar”);
}
Bom
é isso pessoal. Fiz aqui até a 10° aula do segundo capítulo. Podem notas que colori os comentários que fiz nos códigos do mesmo modo que eles aparecem no Flash, em um tom cinza mais claro. Outra coisa que podem notar é que esses códigos não devem ser copiados e colados no Flash, pois erros vão aparecer. Digitei as aulas no word e as " " e algumas letras maiúsculas que o word coloca sozinho devem ser arrumados. Serve como exercício ho ho ho ho ho =D
VAMO Q VAMO!!!
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