quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Action Script 3.0 Aula 01 - Declaração de Variáveis


                Depois de algum tempo sem nada, estou colocando a segunda aula de Action Script 3.0, falando dessa vez sobre as variáveis e os tipos de dados.

                Vou copiando e colando o que vou escrevendo no meu arquivo Flash, assim não tenho retrabalho de digitar. Lembrando que os comentários no Flash são escritos depois de //, então tudo que estiver depois do // são comentários sobre os comandos que estão sendo escritos.

//variáveis e tipos de dados
·         var texto:String;              //String é do tipo texto
·         var noticias:Boolean;      //Boolean é do tipo verdadeiro ou falso (true ou false)
·         var idade:Number;         //Number é do tipo número

//atribuindo valores
                 Texto = “João Paulo”;          //atribuição de valores para uma variável
                 Trace(texto);                        //trace é um comando de saída echo, document.wri

//atribuindo valor na declaração da variável
                 Var ano:Number = 2010;
                 Trace(ano);

                Aprendemos assim as duas formas de declarar uma variável,  você pode declarar a variável primeiro e depois atribuir um valor como feito no primeiro exemplo, ou declarar a variável já com um valor, como no segundo exemplo.

                Vamos ver agora a concatenação de variáveis, que é unir as variáveis. Exemplo, escrever um mês e ano juntos.

//concatenação de variáveis
                var mês:String = “Abril”;
                var ano:Number = 2010;

                trace(mes+ano);                             //Assim vai aparecer no flash Abril2010 tudo junto
                trace(mês+” de “+ano);                  // já assim sai normal, com espaços e sem a necessida de criar 
                                                                        uma outra variável para  o “de”

//Novos tipos de dados: int e uint
                //ambos usam valores numéricos mas não usam decimais
                //uint não usa números negativos

                var idade:int = -26;
                trace(idade);

                var idade:uint = 26;
                trace(idade);

//Constantes
                //Constantes são variáveis que seu valor não pode ser alterado.

                var ano:Number = 2010;
                ano = 2050;
                trace(ano);                                        //Caso eu coloque a variável dessa maneira o ano exibido 
                                                                         será 2050

                const ano:Number = 2010;             //Já assim o flash não aceita pois o valor 2050 não pode
                ano = 2050;                                   alterar o 2010. Temos que remover então a declaração        
                trace(ano);                                     “ano = 2050;”  Isso é   avisado no relatório de erros.

                const ano:Number = 2010;
                const mes:String = “Janeiro”;
                trace(ano);
                trace(mes);


//Tipos de variáveis numéricas vistas até agora:
//int, uint e Number

                E quando eu quiser escrever uma variável RG? Qual delas usar?

/*
Int e uint não aceitam decimais
Uint não aceitam negativos
Number Aceita decimais, negativos, e etc (cálculos)
*/
               
                Então se você vai usar números inteiros, para idade, mês, ano, RG, CPF, use o uint para quando você não precisar de números negativos, e o int para números negativos. Quando for realizar cálculos, use o Number. Exemplo:

                var minuti:uint = 30;
                var segundos:int = 60;
                var resultado:Number;

                resultado = minuto * segundos;
                trace(“O resultado é “+resultado);

//variáveis em sequencia

                var nome:String;
                var sobreNome:String;
                var end:String;

                var nome, sobreNome, end:String;
                var ano, idade, mes: uint;
               
                nome = “João Paulo”;
                sobreNome = “Gianini”;
                end = “Mooca”;
                ano = 2010;
                idade: 26;
                mes = 09;

                trace(nome+sobreNome);                        //Como são variáveis do tipo Numérico o flash calcula a 
                trace(end);                                               soma no idade mes e ano. Mais p/ frente resolvemos
                trace(idade+mes+ano)                             isso.            


//Conditional IF  (se)

                Começamos falando agora sobre as estruturas condicionais começando com a “IF”, e é utilizada em toda situação que você precisar utilizar um teste condicional, exemplo: “se o loguin for igual a X e a senha igual a Y dê acesso a determinada área”, “Se a idade for maior ou igual a 18 pode entrar, se não bloqueie o acesso”. Ou seja, “Se isso acontecer faça uma ação, e se não acontecer faça essa outra ação”.

/*
If(condição) {
                Ação;
}
*/

                var nome:String = “Curso ActionScript”;
                var idade:uint = 26;

                if(nome == “Curso ActionScript”) {                         // um = é atribuição de valores, e == é o
                                trace(“Acesso permitido”);                      sentido comparativo.
                }

                If(idade >=26) {
                               trace(“A idade é maior ou igual a “+idade);
                }

                Podemos ver que o atributo do trace vai aparecer porque o valor descrito na variável é o mesmo da igualdade do IF. Caso mudemos o “Curso ActionScript” para “Curso ActionScript 3.0” não vai aparecer nada, porque colocamos a condicional apenas para resultados verdadeiros. Vamos ver agora em caso de resoltados falsos:

//Condicional IF (Se) e Else (senão)

                var idade:uint = 16;
                var receberNoticias:Boolean = true;
                if(idade >= 18) {
                               trace("Ele é maior de idade");
                }  else {
                               trace("Ele é menor de idade");
                }

                if(receberNoticias ) {
                               trace("Ele recebe notícias do nosso site.");
                }  else {
                               trace("Ele não recebe notícias do nosso site.");
                }

                Outra coisa importante da condicional IF:           
                “if(receberNoticias )” Se deixarmos sem nenhum comparativo, só com o nome da variável ele vai testar a variável como verdadeira, ou seja, se a variavel do receberNoticias for verdadeira, ele já vai dar o resultado mesmo sem o “== true” para comparar com falso basta adicionar um ! antes do nome da variável: “if(!receberNoticias )


//Condicional IF ( E e OU )

                var idade:uint = 18;
                //18 = maior de idade
                //16 = menor de idade mas pode votar
               
                If (idade >= 18) {
                                trace(“Maior de idade”);            
                }
                If(idade >= 16 && <18) {
                               trace(“Menor de idade mas pode votar”);
                }


                // E – as duas condições precisam ser verdadeiras e se caracteriza pelo &&
                //OU – apenas uma ou outra condição precisa ser verdadeira e se caracteriza pelo ||

                var portaAberta:Boolean = true;
                var luzLigada:Boolean = false;

                if(portaAberta == true || luzLigada == true) {
                               trace(“Pode entrar”);
                }   else {
                               trace(“Não pode entrar”);
                }


                Bom é isso pessoal. Fiz aqui até a 10° aula do segundo capítulo. Podem notas que colori os comentários que fiz nos códigos do mesmo modo que eles aparecem no Flash, em um tom cinza mais claro. Outra coisa que podem notar é que esses códigos não devem ser copiados e colados no Flash, pois erros vão aparecer. Digitei as aulas no word e as " " e algumas letras maiúsculas que o word coloca sozinho devem ser arrumados. Serve como exercício ho ho ho ho ho =D

                VAMO Q VAMO!!!

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