Esse primeiro post vai ser só para falar um pouco sobre o action script e como serão feitas essas aulas. Então vamos lá.
Com esse curso iremos aprender as técnicas do Action Script, os principais comandos, códigos e técnicas, além de todo conteúdo ao final do curso vão ser propostos dois projetos, um jogo em flash (empolgado com isso? eu? imagiiiiina) e também o desenvolvimento de um site em flash com animações feitas no código e pararan!
Os pré requisitos para o curso é um PC mais ou menos (que não é meu caso + eu insisto) e o programa Flash CS3 ou mais. Tá que demora um ano para abrir no meu PC, fica lento, mais vou tentando fazer o curso aqui enquanto der né. hohoho e quando não der mais, dou um jeito.
Agora uma coisa p/ quem já mexia com Action Script (que não é meu caso):
As novidades do Actionscript 3.0 são as seguintes:
- Agora é obrigatório declarar a variável.
- Novos tipos de dados: i:int e i:uint
- Mais fácil trabalhar com XML
- Relatório de erros mais detalhado
- Expressões regulares (maior suporte)
- Eventos de objetos
Como nunca mexi com isso nada faz sentido p/ mim hahahhahahaa + vamos lá.
Vamos trabalhar basicamente no painel Action (aperta F9 ai tio) e vou mudar uma coisinha ou outra e vou falar aqui já para que vocês não estranhem as screenshots (como se muita gente olhasse o site.... + tá... bateu uma depressão agora...) Primeira coisa que eu modifiquei foi a cor das keywords, fui em Edit >> Preferences >> Actionscript
Lá vocês podem ver 6 quadrados coloridos, então troquei o Keywords de Azul para Vermelho para que eu não me confundisse depois, vocês também podem mudar a fonte dos códigos ai se quiserem mais nem mexi nisso porque não sou fresco hahaha
Outra coisa que gosto de usar são os comentários, assim como no CSS. Fica fácil para eu me organizar e achar os erros que deixei pelo caminho. Uma forma fácil de colocar um comentário é utilizando a // tudo escrito depois das // fica cinza e não aparece no nosso código. Outro modo de deixar comentários é usando as /* */ para abrir e fechar. Assim você pode utilizar várias linhas para escrever um comentário, abrindo e fechando com /* e */
E por fim as regras:
- Não utilize caracteres especiais ($, %, #, @, etc)
- Cuidado com case sensitive (chamar a variável do mesmo modo que você escreveu, maiúsculas e minúsculas)
- Sintaxe var nome:String; (sempre começar uma variável com o atributo var)
- Separar nomes por iniciais maiúsculas ( NomeDoObjeto )
É isso galera, comecei hoje, vou fazer aulas de ActionScript só uma vez por semana porque estou focando mais nas vídeo aulas de Illustrator e do curso de Design para Web, vou colocar o índice das aulas abaixo mas não vou seguir ele, porque cada aula tem 4 minutos apenas e eu não vou criar um tópico para cada uma delas. Então vou fazendo até me cansar e crio tudo em um tópico apenas depois. (Tudo que eu escrevi ai em cima é o Capitulo 1, próxima aula começo com o Capitulo dois já)
Índice
►Capítulo 1
Apresentação do Curso
Novidades do AS 3
Agora é obrigatório declarar a variável
Novos tipos de dados: i:int i:uint
Mais fácil trabalhar com XML
Relatório de erros mais detalhado
Expressões regulares (maior suporte)
Eventos de objetos
Painel action e como personalizar (fontes, cores, etc)
Exemplo de como declarar uma variável
Comentários em linha e em bloco (botões superiores do painel de action)
Regras sobre declaração de variáveis
Não use caracteres especiais
Cuidado com case sensitive
Tipagem var nome:String;
Separar Nomes por iniciais maiúsculas NomeDoObjeto
► Capítulo 2
Como declarar variáveis e tipo de dados
String, Number, Boolean
Como atribuir valores a uma variável
Saída com o trace
Atribuir valor já na declaração da variável
Concatenar no AS3
Tipo de dados int e uint (não usa negativo) e os dois não usam decimais
Como criar constantes
Tentar alterar o valor da constante e mostrar que dará problema
Dicas sobre tipos de dados
Number apenas para cálculos, não é para rg, cpf, telefone e etc
Condicional IF e Else
Teste lógico de variáveis
Condicional IF com E e OU
Switch Case
Array
Como encontrar o tamanho de um array (.lenght) e como excluir o últimoelemento do array .pop()
Como fazer uma pesquisa dentro de um array (index.of)
Laço While
Laço For
Se ele não encontrar aparecerá -1
Números Randômicos (Math.random())
Arredondamentos
Criar Simulador de Jogo da MegaSena
Criar Simulador de Sorteio de Brindes de Palestras
Criar exemplo: Frase do Dia com Array Randômico
► Capítulo 3
Alterar propriedades via ActionScript 3.0
Alpha
Visible
Rotation
Alterar propriedades via ActionScript 3.0
Posicionamento (x e y)
Tamanho Proporcional (scaleX e scaleY)
Tamanho Real (Width e Height)
Propriedade Text com campos de textos dinâmicos
Rotação
Eixo Y (3D)
Eixo X (3D)
► Capítulo 4
Funções (Execução e Retorno)
Exemplo de como criar e como chamar uma função de execução
Funções (Exemplo de Como Criar função de Retorno)
Funções com Argumentos/Variáveis
Funções com Vários Argumentos/Variáveis
► Capítulo 5
Eventos de Mouse com Funções (Click)
Eventos de Palco/Stage (Handler)
Eventos de Teclado
Exemplo para mover para cima, para baixo, direita e esquerda pelo teclado usando switch
Criar exemplo unindo tipo de funções (Retorno e Execução)
Criação de Links em AS 3.0 (URLRequest)
► Capítulo 6
startDrag and stopDrag
startDrag and Stop Drag com e.target e uma única função
Criando cursor do mouse personalizado (mouse.hide)
Desenhando via Action (drawRectangle, drawCircle)
startDrag and stopDrag com objetos desenhados via action
tornando o clicado o primeiro na sobreposição sobre os outros objetos
► Capítulo 7
Classe Tween – Animação via Action (Elastic)
Outros Exemplos (Bounce, mostrar com Y, mostrar in, out, InOut)
Tween event e a propriedade Yoyo
► Capítulo 8
Classes TweenLite e TweenMax (www.tweenlite.com)
TweenLite.to (mostrar: x, y, rotation, alpha)
TweenLite.to (como usar o ease, bounce, back, e outros da pasta)
TweenLite.to
Como verificar o final da animação
Como passar parâmetros
TweenPlugin: alterando a cor via tween com action
Criando o exemplo do carro para mudar a cor dinamicamente
TweeLite
e.target
TweenMax.from TweenMax.to
► Capítulo 9
Objeto Date(exemplos de meses, dias, anos, dias da semana)
Criando um relógio Digital
Criar um Relógio Analógico
► Capítulo 10
Carregar arquivos externos (loader, addChild) – Criando mini-site
Criar (usando e.target) propriedade para uma função servidor para todos botões carregar cada um seu swf correto
Criando um preload com percentual e barra de progresso
Fazendo a barra e o texto sumir quando o carregamento for concluído
Tratando erros (IOErrorEvent)
► Capítulo 11
Carregar textos externos
Carregar textos externos a partir de eventos de botões
Criando barra de rolagem para caixa de textos e como personalizar a barra de rolagem
► Capítulo 12
Carregar variáveis externas (loadVariables)
Carregar variáveis externas em campos de texto dinâmico
Fazendo o placar atualizar automaticamente
► Capítulo 13
Exemplo Switch (revisão) / Eventos de Teclado (Revisão) / stage.addEventListener (exemplo)
Event.ENTER_FRAME (exemplo)
Valores Randômicos (exemplo/revisão)
stageHeight e stageWidth
hitTest – Colisão (exemplo) / IF e else
MovieClip como Class (export for actionscript)
removeEventListener (exemplo)
► Capítulo 14
Projeto Final – Criação de um Game
►Capítulo 15
Projeto Final 2 – Criação de um Site
É isso ai, vamos fazendo aos poucos, decidi também colocar as aulas de Design para web no Blog (sem os vídeos é claro) e vamos fazendo. Ah, também faço Ingles 2x por semana hahaha e quando canso do PC acabo lendo uns livros de matérias do segundo grau para tentar relembrar... mais nisso estou bem ruinzinho mesmo =P
VAMO Q VAMO!!!!
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